A Vida Quotidiana da Mulher na Roma - Danielle Gowevitch


Sinopse:

"Gladiadoras, comerciantes, chefes de empresa, parteiras, prostitutas, feiticeiras ou camponesas… estes eram apenas alguns dos ofícios exercidos pelas mulheres na Roma antiga. Apesar de os romanos só serem capazes de imaginar as suas mulheres no interior da casa, presas ao trabalho doméstico, elas ocupavam-se frequentemente de muitas outras coisas. A realidade ultrapassa, por vezes, não só a ficção, como a própria ideologia.

Contudo as mulheres romanas mantiveram-se oficialmente excluídas da vida política, e jamais adquiriram direito à expressão pública das suas ideias: mesmo quando sabiam escrever não eram autorizadas a publicar, e as suas obras são-nos ainda hoje, muitas vezes, desconhecidas. É pois através dos textos escritos pelos homens que é possível descobrir o que foi a vida das romanas.

As autoras deste livro levaram a cabo um verdadeiro inquérito para descobrir a realidade dessas mulheres. Pois que, ainda que alguns nomes brilhantes, trágicos ou sinistros, subsistam na memória colectiva - Agripina, Octávia, Lívia, Messalina - a maioria delas deixou apenas indícios dispersos, peças de um puzzle que a obra procura reconstituir."

Livro: A Vida Quotidiana da Mulher na Roma
Género Literário: História da Europa
Editora: Editora Brasil
Formato: Epub


Publicar um comentário

0 Comentários